A Ana Quer Falar!
Coloração Pessoal – Saiba exatamente como funciona
Sabe quando você encontra uma amiga e ela está linda, com uma blusa bem bonita, porém ao experimentar a mesma peça, você fica abatida e sem graça? Ou quando você ama o vestido lilás da vitrine, porém ao provar o de cor laranja, você fica muito mais bonita? A Coloração Pessoal tem muito a ver com esse fenômeno!
Então, isso ocorre devido a influência das cores sobre o nosso rosto, que é muito maior do que possamos imaginar! Você merece saber qual o tom de verde que te favorece ou qual o tom de azul que disfarça suas olheiras!
Eu vou explicar direitinho, o que é uma análise de coloração pessoal e quais são os benefícios dessa informação. Vem comigo!
O que é a análise de coloração pessoal?
A Análise de Coloração Pessoal é uma das etapas da Consultoria de Imagem e consiste em definir quais as cores, quando utilizadas próximas ao rosto, em roupas, maquiagem e acessórios, valorizam o seu tom de pele e te deixam mais bonita!
A pele possui três características principais: temperatura, intensidade, profundidade e a mistura dessas informações irá definir a sua paleta, ou seja, quais cores harmonizam melhor com a sua pele.
A temperatura identifica se você fica melhor com tons quentes ou frios; a intensidade se você fica melhor com cores vibrantes e tecidos brilhantes ou com tons mais suaves e tecidos opacos; já a profundidade identifica se você tem a sua beleza realçada por cores claras ou escuras.
Quais são as paletas de cores existentes?
O método de análise de cores foi criado na década de 50, pela estilista californiana Suzanne Caygill, partindo do princípio que a natureza guarda em si uma fórmula para a harmonia das cores, que se reflete nas quatro estações do ano, guardando relação, não só com a coloração natural, mas também com a personalidade e estilo dos indivíduos.
Assim, baseado principalmente na temperatura da pele, surge o Método Sazonal, com quatro paletas: primavera, verão, outono e inverno.
Tal método de análise de cores é praticado ainda hoje, porém, constatou-se que 66% das peles não possuíam a temperatura como característica relevante, fato que dificultava o diagnóstico. Sendo assim, passou-se a considerar as três dimensões das cores (temperatura, intensidade e profundidade), surgindo subclassificações às quatro tipologias básicas, que resultaram no Método Sazonal Expandido, o mais utilizado no Brasil, passando de quatro para doze paletas de cores, que são:
- Primavera (clara, quente, brilhante)
- Verão (claro, frio, suave)
- Outono (suave, quente, escuro)
- Inverno (escuro, frio, brilhante)
Quais os benefícios?
Eu costumo dizer, para minhas clientes, que o objetivo é ficarmos bonitas para nós mesmas! Toda e qualquer informação, que a Consultoria de Imagem nos traz, tem o objetivo de promover uma autoimagem forte e positiva, gerando bem-estar.
Quando utilizamos as cores corretas, favorecemos o viço natural da pele, recurso valioso principalmente para uma mulher mais madura, que vai “acinzentando” com o passar dos anos – falo isso por experiência própria!
Outro benefício importante é nos mover da zona de conforto, diminuindo o espaço do pretinho básico em nossas vidas. Com a cartela em mãos, novas cores vão sendo adotadas, assim como novas misturas, nunca dantes concebíveis!
A Harmonia das Cores nos permite manejá-las com mais ousadia e segurança, pois passamos a conhecer melhor o universo impactante das cores. Coloração pessoal é vida!
Aqui no meu blog, eu tenho mais dicas incríveis, para você arrasar no look!
Beijos da Ana!